InternacionalIsrael rompe contato com chefe da diplomacia da UE após acusação de...

Israel rompe contato com chefe da diplomacia da UE após acusação de apartheid

Contexto da crise

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, anunciou o rompimento do contato com a alta representante da União Europeia (UE) para as Relações Exteriores e a Política de Segurança, Kaja Kallas. A decisão foi tomada após uma reportagem apontar que Kallas teria comparado o tratamento israelense a palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ao apartheid na África do Sul.

A informação foi veiculada pelo site Euractiv, que relatou que os comentários teriam sido feitos durante uma viagem ao México em maio. Sa’ar expressou sua insatisfação com a falta de esclarecimento ou negação por parte de Kallas, o que levou à decisão de romper o contato.

Resposta de Kallas

Kallas respondeu ao chanceler israelense, afirmando que a UE está empenhada em manter uma relação construtiva com Israel e que a solução de dois Estados continua sendo o único caminho viável para a paz no Oriente Médio. Ela também condenou os assentamentos israelenses ilegais na Cisjordânia, que dificultam a conquista desse objetivo.

Em seguida, Sa’ar postou outra mensagem, afirmando que Kallas não negou nem admitiu que fez a comparação com o apartheid. Ele exigiu que Kallas esclarecesse sua posição antes de reconsiderar a decisão de romper o contato.

A crise reflete as tensões entre Israel e a UE sobre a questão palestina e os assentamentos israelenses na Cisjordânia. A UE tem sido crítica em relação às políticas israelenses na região, enquanto Israel vê as críticas como uma ameaça à sua soberania.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
94%
0.5m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
34 °
qua
36 °