InternacionalImprensa internacional repercute condenação de Eduardo Bolsonaro e lembra do tarifaço de...

Imprensa internacional repercute condenação de Eduardo Bolsonaro e lembra do tarifaço de 2025

Condenação de Eduardo Bolsonaro

A imprensa internacional está repercutindo a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a quatro anos de prisão em regime semiaberto e inelegibilidade por oito anos devido a acusações de crime de coação no curso do processo.

A agência espanhola EFE afirmou que Eduardo foi condenado “por coerção judicial devido aos seus esforços junto ao governo dos Estados Unidos para impor sanções contra o Brasil” à época do processo no STF contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, por acusações de tentativa de golpe de Estado, pelas quais o ex-mandatário foi condenado no ano passado a 27 anos de prisão.

Repercussão internacional

“No ano passado, o governo dos EUA impôs sanções a vários ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil que julgaram e condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado”, lembrou a EFE, que também destacou os vínculos de juízes da Primeira Turma com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na sua reportagem sobre a condenação, o jornal francês Le Monde falou da amizade da família Bolsonaro com o presidente americano, Donald Trump, que no ano passado impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros devido, entre outros motivos, ao processo contra Jair Bolsonaro.

Relações entre Brasil e EUA

Essas sobretaxas foram suspensas na maior parte devido à inflação dos alimentos nos EUA e a uma decisão de fevereiro da Suprema Corte americana que apontou irregularidades no tarifaço global que Trump impôs em 2025, mas no início deste mês o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), órgão do governo americano, voltou a recomendar tarifas contra o Brasil sob outros argumentos.

A agência americana Associated Press também falou da relação de Trump com os Bolsonaro na sua reportagem sobre a condenação de Eduardo.

“O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs ao Brasil uma tarifa de 50% no ano passado em protesto contra o processo movido contra Jair Bolsonaro por tentar reverter sua derrota eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022”, disse a AP.

Fonte: Gazeta Mundo

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
94%
0.5m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
34 °
qua
36 °