Criação do Comitê
O Tesouro Nacional criou um comitê para gerenciar a dívida pública federal, conforme portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU) em 18 de maio de 2026. O objetivo é encontrar uma solução para o endividamento do governo em um planejamento para os próximos dez anos, atualizado anualmente.
O Comitê de Gerenciamento da Dívida Pública Federal (Coged) terá poderes para decidir sobre o cronograma de leilões da dívida pública federal, além de propor um orçamento específico para a categoria e estratégias de financiamento, por meio do Plano Anual de Financiamento (PAF), a ser apresentado até o dia 31 de janeiro de cada ano.
Objetivos e Funcionamento
O objetivo da dívida pública federal é suprir de forma eficiente as necessidades de financiamento do governo federal, ao menor custo no longo prazo, respeitando a manutenção de níveis prudentes de risco e, adicionalmente, buscando contribuir para o bom funcionamento do mercado brasileiro de títulos públicos.
O colegiado será presidido pelo subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional, cargo atualmente ocupado pelo engenheiro eletricista Francisco Segundo, servidor de carreira no Tesouro desde 2014. Também fará parte o superior imediato de Segundo, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
Situação Atual da Dívida Pública
Há duas semanas, o Banco Central divulgou que a dívida pública bruta do Brasil atingiu 80,1% do PIB, chegando a R$ 10,4 trilhões, maior patamar desde julho de 2021, durante a pandemia de Covid-19. Antes disso, em dezembro de 2020, houve o recorde histórico, com 87,6%.
A dívida pública é um indicador importante que demonstra a capacidade do governo de honrar seus compromissos, afetando a confiança de investidores no Brasil, e ajuda a entender o tamanho do Estado na economia nacional.
Fonte: Gazeta Economia


