Surto de Ebola na África
Um novo surto de ebola na República Democrática do Congo, na África, já deixou mais de 100 mortos e levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência de saúde pública de importância internacional.
Segundo a BBC, o diretor do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, Jean Kaseya, afirmou que ao menos 100 mortes já foram relatadas na República Democrática do Congo, além de mais de 390 casos suspeitos. O surto também chegou a Uganda, onde foram confirmados dois casos, incluindo uma morte.
Resposta Internacional
Diante deste cenário, o governo dos Estados Unidos ativou uma resposta interinstitucional para apoiar os países afetados pelo surto. Segundo a agência EFE, o Departamento de Estado americano informou que criou, nas primeiras 24 horas após a confirmação dos casos, uma célula de coordenação em Washington e um sistema de gestão de incidentes com participação de várias agências federais.
Washington também anunciou a mobilização inicial de US$ 13 milhões (R$ 65 milhões) para apoiar uma resposta imediata ao surto. De acordo com a EFE, os recursos serão destinados a vigilância epidemiológica, fortalecimento de laboratórios, comunicação de riscos e ampliação da capacidade de atendimento clínico.
Medidas de Prevenção
As autoridades sanitárias americanas também anunciaram medidas para reduzir o risco de entrada da doença no país. Segundo a EFE, os EUA emitiram uma ordem temporária para proibir a entrada de pessoas que tenham passado, nos últimos 21 dias, por países afetados pelo surto.
A OMS recomendou que Congo e Uganda reforcem a vigilância epidemiológica, o rastreamento de contatos, a testagem laboratorial, o controle em fronteiras e as medidas de prevenção de infecções em unidades de saúde. A entidade também orientou países vizinhos a aumentarem a prontidão para detectar e isolar possíveis casos.
Fonte: Gazeta Mundo


