InternacionalPresidente da Bolívia anuncia corte de 50% no próprio salário em meio...

Presidente da Bolívia anuncia corte de 50% no próprio salário em meio a protestos

Decisão do presidente Rodrigo Paz

O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, anunciou um corte de 50% no próprio salário e de seus ministros como forma de demonstrar um compromisso com o país em meio a onda de protestos e violência.

Os atos, liderados pelo ex-presidente Evo Morales e incentivados por sindicatos camponeses, tiveram início há quatro semanas e provocaram o bloqueio de estradas em todo o país. Os manifestantes pedem a renúncia do atual governo de direita.

Impacto dos protestos

Os bloqueios têm causado problemas no abastecimento de alimentos, combustível e medicamentos principalmente nas cidades de La Paz e El Alto, bem como as fronteiras com o Peru e o Chile, e as conexões com o sul e o centro da Bolívia.

No domingo, o governo recebeu uma doação de quatro toneladas de alimentos do Peru para famílias afetadas pelos bloqueios de estradas erguidos, principalmente na região andina, por manifestantes que exigem a renúncia do presidente Rodrigo Paz.

Apoio internacional

Em meio ao conflito, a Bolívia também recebeu cooperação do governo argentino, que recentemente emprestou duas aeronaves militares para transportar carne da cidade de Santa Cruz, no leste do país, para La Paz e El Alto. Além disso, o governo chileno enviou ajuda humanitária à Bolívia na semana passada, equivalente a 480 caixas de alimentos.

No mesmo sentido, os EUA enviaram assistência alimentar, suprimentos médicos e apoio logístico como parte de seu apoio ao governo Paz.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
26 ° C
26 °
26 °
83%
1m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
37 °