InternacionalEuropa se tornou "incubadora" de terrorismo devido à imigração em massa, afirma...

Europa se tornou “incubadora” de terrorismo devido à imigração em massa, afirma governo dos EUA

Europa como alvo e incubadora de terrorismo

O governo dos Estados Unidos afirmou que a Europa se tornou “alvo” e também “incubadora” de ameaças terroristas por causa da imigração em massa, da fragilidade das fronteiras e da redução de recursos voltados ao combate ao terrorismo.

Essa avaliação consta na nova Estratégia de Contraterrorismo da Casa Branca, assinada pelo presidente Donald Trump e divulgada recentemente.

Ameaças terroristas na Europa

Segundo o documento, organizações terroristas islâmicas como a Al-Qaeda e Estado Islâmico, além de cartéis e governos adversários dos EUA, passaram a explorar as “fronteiras fracas” e “recursos mínimos” de contraterrorismo na Europa.

Para Washington, esse cenário permitiu que os países europeus fossem usados como centros financeiros, logísticos e de recrutamento por grupos hostis.

Imigração em massa e risco terrorista

O trecho mais duro do documento liga diretamente o risco terrorista à imigração em massa.

Segundo a estratégia, a “imigração em massa sem restrições” funcionou como “correia de transmissão para terroristas”.

Recomendações para a Europa

A Casa Branca também cobra dos aliados europeus uma participação maior na própria segurança.

O texto diz que a Europa deve aumentar imediatamente seus esforços de contraterrorismo, compartilhar informações de inteligência de forma mais ativa e assumir uma parcela maior das operações de segurança, inclusive na África.

A nova estratégia representa mais um ponto de atrito entre Washington e aliados europeus.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
céu limpo
33 ° C
33 °
33 °
49%
1.5m/s
0%
sáb
32 °
dom
31 °
seg
31 °
ter
30 °
qua
35 °