PolíticaGilmar Mendes defende inquérito sem fim das fake news, mas critica investigações...

Gilmar Mendes defende inquérito sem fim das fake news, mas critica investigações longas

Duplo discurso de Gilmar Mendes

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, tem adotado posições diferentes ao se manifestar sobre a duração de investigações, dependendo de quem esteja à frente dos inquéritos ou de quem seja o alvo.

Há cerca de um mês, Gilmar Mendes defendeu publicamente o encerramento da CPMI do INSS e criticou duramente a prorrogação sucessiva de investigações. No entanto, em entrevista recente ao jornal O Globo, Gilmar defendeu a continuidade do inquérito das fake news, que já dura sete anos, e declarou que a investigação “vai acabar quando terminar”.

Inquérito das fake news

O inquérito das fake news tem sido utilizado como uma ferramenta para investigar críticos do Supremo e de seus ministros. A inclusão recente do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, motivada por críticas a condutas de ministros do STF, indica que o debate político em um período eleitoral pode ser afetado.

Para especialistas, o posicionamento do ministro não se harmoniza com as garantias fundamentais previstas na Constituição Federal. “A fala do ministro é de uma incoerência total, para dizer o mínimo. Na verdade, querem prolongar aquilo que se caracteriza como um instrumento para intimidar a oposição. Não pode haver nada mais estranho ao estado democrático de direito”, afirma o professor de Direito Constitucional, Alessandro Chiarottino.

Investigações sem prazo

Os inquéritos judiciais devem obedecer a prazos razoáveis e estar vinculados a um escopo definido. A ausência de escopo claramente delimitado amplia o risco de uma busca indiscriminada por provas sem relação direta com o objeto inicial da investigação, chamada de pesca probatória.

Para a advogada Katia Magalhães, especialista em responsabilidade civil, os inquéritos extrapolam os limites constitucionais. “Esses inquéritos foram criados exatamente para tolher discursos políticos, o que é inconstitucional. São inquéritos criados sem objeto definido e, diferente dos inquéritos regulares, sem prazo, deixando a sociedade exposta a investigações que perduram anos, ao sabor das vontades do ministro Alexandre Moraes”.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
30 ° C
30 °
30 °
66%
1.5m/s
75%
sáb
32 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
33 °
qua
37 °