PolíticaGilmar caçoa de Zema, que responde: brasileiros simples não entendem e “não...

Gilmar caçoa de Zema, que responde: brasileiros simples não entendem e “não vão mais aceitar” atos do STF

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Hermano Freitas

Por Hermano Freitas

23/04/2026 às 18:17

23/04/2026 às 18:17

Ouça este conteúdo

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes caçoou nesta quarta-feira (22) do sotaque do pré-candidato a Presidente da República do Novo, Romeu Zema. Para o ministro, Zema falaria em “um dialeto do Timor Leste” difícil de entender.

“Ele fala um dialeto próximo do português. Muitas vezes, a gente não o entende. Eu estava imaginando que ele fala uma língua lá do Timor-Leste, um tétum ou coisa assim. De qualquer forma, naquilo que for inteligível, é importante que a Procuradoria, a PF e o próprio ministro Alexandre apreciem”, disse Gilmar em entrevista ao programa JR Entrevista, da TV Record.

VEJA TAMBÉM:

Gilmar defende inquérito das fake news até eleições

Gilmar critica excesso de imunidade parlamentar

Zema rebateu o ministro do STF, destacando que o problema não seria o ministro não entender o que ele fala, mas os brasileiros não entenderem as atitudes do STF.

“Sabe por que você não entende o que eu falo, Gilmar Mendes? É que o linguajar de brasileiros simples como eu é diferente do português esnobe dos intocáveis de Brasília. O problema não é você não entender as minhas palavras. O problema é os brasileiros não entenderem os seus atos", declarou em sua conta no X.

Ainda de acordo com o mineiro, Gilmar recorreria "ao autoritarismo pra calar os que criticam o comportamento de ministros do supremo", além de "ter perdido a noção do que separa o público do privado", disse. "É isso o que nós não vamos mais aceitar”, concluiu Zema.

O partido Novo também se posicionou em repúdio à fala de Gilmar. “Notem a arrogância de quem se considera acima das leis e do resto dos brasileiros. Os intocáveis estão rindo do povo, enquanto vivem do nosso dinheiro e abusam do nosso país”, escreveu o partido no X.

Zema tem mantido tom de deboche em suas redes sociais desde que foi incluído pelo Supremo no inquérito das fake news por um vídeo satírico. Gilmar Mendes pediu a investigação dele através de uma notícia-crime a Alexandre de Moraes. O mineiro tem feito os magistrados de alvo de suas mensagens em suas redes sociais, frequentemente aludindo aos ministros como "os intocáveis".

Você pode se interessar

Delegado da PF expulso pode ser proibido de voltar aos EUA

Delegado da PF expulso pode ser proibido de voltar aos EUA

TSE: Lei Antifacção não pode barrar votos de presos provisórios em 2026

TSE: Lei Antifacção não pode barrar votos de presos provisórios em 2026

Como a iniciativa privada sustenta o SUS hoje

Como a iniciativa privada sustenta o SUS hoje

Erika e AGU avançam contra críticos de projetos sobre misoginia

Erika e AGU avançam contra críticos de projetos sobre misoginia

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Ameaça de ministros a candidatos leva reforma do STF à corrida presidencial

Negativas em massa: promessa de Lula fracassa e INSS dá “jeitinho” para reduzir fila

Apartamento, Vorcaro e Moraes: o que há por trás da suspeita? Assista ao Sem Rodeios

Gilmar Mendes precisa sair do STF

Tudo sobre:

Alexandre de Moraes

Gilmar Mendes

Partido Novo

Redes Sociais

Romeu Zema

STF

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
30 ° C
30 °
30 °
66%
1.5m/s
75%
sáb
32 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
33 °
qua
37 °