Dependência de fertilizantes importados
O Brasil está cada vez mais dependente de fertilizantes importados, especialmente da China, Rússia e Irã. A disparada nos preços desses insumos e as restrições de exportação impostas por esses países têm exposto a vulnerabilidade do setor agropecuário brasileiro.
A ureia, um dos principais fertilizantes utilizados no país, teve um aumento de 50% em seu preço em apenas 30 dias, alcançando US$ 710 por tonelada no porto brasileiro. Outros fertilizantes também registraram aumento em seus preços, embora em menor intensidade.
Restrições de exportação
A Rússia suspendeu temporariamente suas exportações de nitrato de amônio, enquanto a China restringiu suas vendas de fertilizantes fosfatados. Essas medidas foram adotadas para priorizar os mercados internos desses países, evitando o aumento de custos para o setor agropecuário, mas reduzindo a oferta global de fertilizantes.
A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil, responsável por 25,9% dos insumos químicos importados pelo país em 2025. A China, por sua vez, é o terceiro maior vendedor do setor para o mercado brasileiro.
Impacto no setor agropecuário
O cenário atual pode afetar o setor agropecuário brasileiro, especialmente se as restrições de exportação e o aumento dos preços dos fertilizantes persistirem. Isso pode levar a uma inflação de alimentos, pois os produtores podem ter que aumentar os preços de seus produtos para cobrir os custos mais altos dos insumos.
Além disso, a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados é um problema estrutural que precisa ser abordado. O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) tem como meta reduzir a dependência externa dos atuais 85% para a faixa de 45% a 50% até 2050, mas o progresso nesse sentido tem sido lento.
Desafios para a produção nacional
A produção nacional de fertilizantes enfrenta desafios, como o custo do gás natural, que é mais alto no Brasil do que em outros países. Além disso, a carga tributária sobre a cadeia produtiva nacional torna o fertilizante fabricado no país mais caro que o importado.
Para reduzir a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados, é necessário investir na produção nacional e resolver os problemas estruturais que afetam o setor. Isso inclui a redução do custo do gás natural, a simplificação da carga tributária e a melhoria da infraestrutura logística.
Fonte: Gazeta Economia


