NacionalChuvasChuva não dá trégua: alta e baixa pressão mudam o tempo no...

Chuva não dá trégua: alta e baixa pressão mudam o tempo no Sul e Sudeste

Dois sistemas no Atlântico influenciam o fim de semana: tempo firme no Sul e risco de chuva forte no Sudeste; entenda.

Uma “dobradinha” no Oceano Atlântico — um centro de alta pressão e uma área de baixa pressão — está virando a chave do tempo no Centro-Sul do Brasil neste fim de semana.

De um lado, o ar mais estável favorece períodos de sol e temperaturas mais amenas em parte do Sul. Do outro, a baixa pressão ajuda a reforçar a instabilidade no Sudeste, elevando o potencial de chuva e de acumulados mais altos.

O que é a alta pressão e por que ela “segura” a chuva

O centro de alta pressão atua sobre o Atlântico com pressão em torno de 1023 hPa e influencia o tempo no Sul e no Sudeste com uma massa de ar mais frio de trajetória oceânica.

Na prática, esse tipo de sistema costuma “empurrar” o ar para baixo (subsidência). Esse movimento dificulta a formação de nuvens carregadas e, por isso, tende a favorecer tempo mais firme.

Onde o tempo fica mais firme no Sul

A tendência é de predomínio de tempo estável na maior parte da Região Sul, com mais aberturas de sol e menor chance de chuva em amplas áreas.

A exceção aparece perto do litoral, especialmente em trechos de Santa Catarina e do Paraná, onde a umidade do oceano pode provocar pancadas isoladas.

Por que algumas áreas ficam mais “fresquinhas”

Com o ar oceânico atuando, a temperatura tende a ficar abaixo da média em pontos do Sul, principalmente mais a Leste (próximo ao mar), com mínimas e máximas menores do que o padrão típico de janeiro.

No Sudeste, áreas mais próximas do oceano também podem sentir alívio térmico em alguns momentos, apesar do aumento da instabilidade.

Baixa pressão reforça a instabilidade no Sudeste e alimenta a ZCAS

Ao Norte da alta pressão, uma área de baixa pressão no Atlântico atua como “motor” extra de instabilidade para o Sudeste.

Esse sistema tende a reforçar a umidade e a chuva associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aumentando o potencial de precipitação em Minas Gerais, no Nordeste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Risco de chuva forte: quando e onde o alerta aumenta

Com o reforço da umidade, cresce o risco de chuva localmente forte a intensa nesta quinta e na sexta-feira, com atenção especial para áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Em episódios assim, a chuva pode vir concentrada em poucas horas, elevando o risco de alagamentos e transtornos em áreas urbanas.

Como acompanhar e se preparar

  • Confira a previsão atualizada no canal de Tempo.
  • Monitore os mapas e avisos em alertas e siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade.

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
22 ° C
22 °
22 °
83%
2.1m/s
100%
qui
32 °
sex
26 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
24 °