InternacionalVenezuelaNa TV, Maduro pede que brasileiros saiam às ruas para defender soberania...

Na TV, Maduro pede que brasileiros saiam às ruas para defender soberania da Venezuela

Presidente venezuelano enfrenta tensão crescente com Donald Trump

Em meio à tensão crescente com os EUA, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pede socorro aos brasileiros. Em um programa de TV venezuelano, ele conclamou, em “portunhol”, que os brasileiros saiam às ruas para defender a soberania do país vizinho.

“Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil”, disse, segurando um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A inquietação de Maduro aumenta com a presença crescente de forças militares norte-americanas próximas ao país. Donald Trump acusa o venezuelano de ser líder da organização criminosa Cartel de los Soles, o que Maduro nega.

Nos últimos meses, sob o pretexto de combater o narcotráfico internacional, os EUA mataram 83 pessoas em embarcações que navegavam no Caribe e no Pacífico. Além dos ataques no mar, nesta semana Trump afirmou que ataques por terra na América Latina começarão “muito em breve”.

A fala ocorreu em um contexto de aumento do isolamento da Venezuela. Nessa quinta-feira (4/12), as últimas companhias aéreas que ainda operavam voos internacionais no país suspenderam suas atividades na região por segurança.

Da parte do Brasil, o presidente Lula já se propôs a mediar o conflito, mas ouviu de Trump que só haverá acordos com a Venezuela caso Maduro abandone o país.

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
21 ° C
21 °
21 °
88%
3.1m/s
75%
qui
32 °
sex
29 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
30 °