RegionalEducaçãoIpatinga conquista reconhecimento cientifico nacional em programa inovador na Educação

Ipatinga conquista reconhecimento cientifico nacional em programa inovador na Educação

Relato de experiência da Secretaria Municipal de Educação sobre formação de gestores escolares é publicado na prestigiada revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebra uma conquista histórica que une a prática educativa do dia a dia à excelência científica nacional: a publicação do relato de experiência sobre o Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares na prestigiada revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), uma das publicações acadêmicas mais respeitadas no campo da Educação no Brasil.

O artigo, intitulado “Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares: Um Percurso Formativo da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Ipatinga”, é assinado pelas assessoras de gestão escolar Juliana Viana de Melo Muniz (especialista em Gestão Escolar), Simone Pereira dos Santos e Luciana Santana Melo Portela (ambas especialistas em Psicopedagogia Clínica e Institucional). Ele detalha como o programa, iniciado em 2024 e aprimorado em 2025 com a ação Gestão Escolar Transformadora (GET), tem impactado a liderança nas escolas municipais, fortalecendo competências em gestão democrática, pedagógica, administrativa e relacional, com base na mentoria transformadora, escuta ativa e cultura colaborativa entre pares.

Adotando formato híbrido, com encontros presenciais, sincronizados e atividades em ambiente virtual, teve como público-alvo diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos, gerando alto engajamento e resultados concretos na resolução de desafios cotidianos e na criação de ambientes escolares mais participativos e transformadores.

Os gestores participantes emocionam-se ao falar da experiência. “O curso foi maravilhoso! Eu acredito que esse formato de curso precisa ser expandido para os próximos anos. A formação da equipe diretiva e a oportunidade de trocar experiências é eficaz para uma boa gestão”, destaca Ana Flávia de Souza Duarte Oliveira, da E.M. Pato Donald. “Percebi que nossa jornada se torna menos pesada quando compartilhamos nossas dúvidas e angústias com os colegas”, relata Douglas Vasconcelos, diretor-ajunto da E.M. Gercy Benevenuto.

“Essa publicação em uma revista científica de acesso aberto e grande notoriedade representa um marco para Ipatinga, posicionando o município como referência nacional em formação continuada de gestores e em políticas educacionais inovadoras que impactam diretamente a qualidade do ensino público, beneficiando milhares de alunos, famílias e a comunidade como um todo”, observou Fernanda Reis, secretária de Educação.

Acesse o artigo completo na revista Cadernos da Pedagogia, disponível em  PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA GESTORES ESCOLARES: UM PERCURSO FORMATIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IPATINGA/MG | Cadernos da Pedagogia

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
21 ° C
21 °
21 °
88%
0m/s
100%
qui
31 °
sex
25 °
sáb
32 °
dom
24 °
seg
21 °