O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou a troca no comando da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. No Diário Oficial desta quarta-feira (17/9), foi publicada a exoneração de Leônidas de Oliveira do cargo, assim como a nomeação de Bárbara Botega.
O desembarque de Leônidas do Executivo mineiro foi confirmado no último domingo (14/9). O desligamento ocorreu a pedido próprio. “Eu já estava matutando em meu coração há algum tempo. Estou de férias e veio a decisão mais clara. Mudar é preciso. Sou inquieto”, declarou Leônidas, horas após entregar sua carta de demissão.
A saída já vinha sendo especulada há meses, após um período de desgaste que se intensificou desde que Leônidas endossou críticas de parlamentares da oposição ao fato de bens do setor cultural – como o Palácio das Artes, em BH – terem sido oferecidos à União como “moeda de troca” para amortizar a dívida de Minas.
A informação de que Bárbara assumiria a pasta veio no dia seguinte. A agora secretária de Cultura integra o governo Zema desde 2021. Ela foi superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), ocupou a assessoria estratégica para economia do turismo da Invest Minas e, desde maio de 2023, era secretária adjunta de Comunicação.
“Desafio imenso honrar o legado e a história do Leônidas na secretaria. Ele sempre será meu grande mentor. Aceitei essa missão, nada fácil, com foco na continuidade de um trabalho disruptivo que vem sendo feito na Secult. Não me faltará energia e trabalho para entregar o que o Estado merece”, disse Bárbara sobre assumir a pasta.


